Virtex
Chaves Bebidas
Drogaria Horizonte
Santos Auto Escola
Lustosa Tur
Malu Pneus
Mercadinho Frigoleme
Auto Escape J Wilson
Lojão do ciclista
Oeiras

Oeiras promove Semana do Bebê e fortalece atenção à primeira infância

A ação tem a parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social (SEMAS) e Educação (SEMED) com atividades que visam o desenvolvimento infantil.

14/08/2019 08h20
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Ascom
(Foto: Ascom)
(Foto: Ascom)

O município de Oeiras deu início nesta segunda-feira, 12, a mais uma edição da Semana do Bebê. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa é apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e contribui para mobilizar diversos setores da sociedade sobre os cuidados com a primeira infância – faixa etária de zero a seis anos de idade – para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças.

A ação tem a parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social (SEMAS) e Educação (SEMED) com atividades que visam o desenvolvimento infantil. O objetivo é fortalecer as ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.

A abertura da Semana do Bebê aconteceu no Cine Teatro, com a palestra ‘Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança’, proferida pelo enfermeiro Wemerson Fontes. Em seguida, na Praça das Vitórias, foi realizada uma exposição fotográfica sobre a atuação dos serviços de saúde do município. O evento contou com a participação de profissionais da área da saúde, educação e assistência social. “É evento que já faz parte do nosso calendário de ações anuais da Prefeitura de Oeiras. Temos a Semana do Bebê instituída em lei. É um ponto muito forte dentre os critérios do Selo Unicef, onde fortalecemos as políticas da primeira infância, voltadas para a saúde da criança”, pontua a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social, ressalta o trabalho do município de Oeiras na promoção de políticas públicas que ampliam a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. “Esse público é prioritário de todas as políticas públicas. Na Secretaria de Assistência Social, temos o programa Criança Feliz, que atende crianças de zero a seis anos e realiza acompanhamento multiprofissional de cerca de 300 famílias em todo o município”, comenta.

“Nós queremos ser reconhecidos como o município que assiste com qualidade as crianças e está atento ao desenvolvimento delas, sobretudo, na saúde, educação e assistência social. Esse é um momento para voltarmos nossa atenção para a primeira infância, cuidando para desenvolver as habilidades e competências das crianças na idade certa”, destaca Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Entre as atividades da Semana do Bebê está a entrega do título de bebê prefeito –a primeira criança, natural de Oeiras, que nascer entre os dias 12 e 16 de agosto, de parto normal e que mãe tiver realizado, no mínimo, sete consultas de pré-natal. Além disso, a programação do evento, que acontece até sexta-feira, 16, inclui rodas de conversa com gestantes e puérperas, oficinas sobre práticas de degustação e prevenção de acidentes na primeira infância e avaliação odontológica. As atividades acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural e incentivam o aleitamento materno, a atualização do cadastro vacinal e realizando orientações sobre os direitos de gestantes e crianças.

“São ações que já existem dentro da rotina de trabalho das equipes, no entanto, nesta semana voltamos o olhar para o fortalecimento das atividades de saúde da criança. A partir do momento que nós intensificamos as ações do pré-natal, com o ‘Pré-natal do parceiro’, e agora mais recentemente, com o projeto Cegonha Oeirense, estamos fortalecendo o cuidado com a saúde da criança. Começamos a cuidar das crianças desde o momento da gestação. Então, essas ações vêm sendo fortemente desenvolvidas no município de Oeiras, com base também nas orientações da Rede Cegonha. Nesse processo, todos profissionais envolvidos são muito importantes”, acrescenta Auridene Freitas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias