Virtex
Santos Auto Escola
Malu Pneus
Lustosa Tur
Auto Escape J Wilson
Lojão do ciclista
Chaves Bebidas
Mercadinho Frigoleme
Drogaria Horizonte
Crise

Maioria dos municípios do Centro-Sul piauiense demitem mais do que empregam em 2019

Somente 6 dos 15 municípios selecionados pela redação ficaram com saldo positivo.

06/08/2019 12h12
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Redação Oeiras em Foco

Os municípios localizados no Centro-Sul piauiense registram na sua grande maioria queda na geração de empregos no primeiro semestre de 2019. As informações foram retiradas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). 

Dos 15 municípios selecionados pela redação do Portal Oeiras em Foco que compõe o Centro-Sul do estado e a macrorregião de Oeiras, apenas seis municípios ficaram com saldo positivo: Simplício Mendes, Santa Rosa do Piauí, Nazaré do Piauí, Tanque do Piauí (não gerou e nem demitiu), São João da Varjota e Floriano. Aliás, a Princesa do Sul foi a que mais apresentou saldo positivo, com um total de 42 empregados a mais. 

Tabela - Oeiras em Foco (Fonte: CAGED)

Chama atenção dois centros comerciais bastantes desenvolvidos que geraram pouco emprego e apresentaram mais demissões que admissões no período de Janeiro a Junho deste ano, esses municípios é Picos e Oeiras. Picos gerou 144 formais mas em compensação demitiu 170 gerando um saldo negativo de 26 empregos. 

Já Oeiras, conforme a tabela do CAGED, gerou 5 novos empregos formais, porém demitiu 34 empregados. Entre as 15 cidades a Primeira Capital foi a que apresentou o maior saldo negativo do período devido o grande número de demissões e poucos contratados. 

Nos últimos 18 anos a cidade de Oeiras sempre gerou mais emprego do que demitiu, com os dados deste ano é apenas a quarta vez que o município apresentou saldo negativo (2005, 2016, 2017 e primeiro semestre de 2019). A maior geração de empregos foi entre 2009 e 2014, confira na tabela abaixo: 

Emprego gerados nos últimos 18 anos em Oeiras/Tabela - Oeiras em Foco (Fonte: CAGED)

Uma das razões para que as cidades piauienses apresentem baixa na geração de emprego e aumento nas demissões é a crise econômica que o país passa, assim como o próprio estado que reflete diretamente nos municípios. Nem a capital Teresina conseguiu gerar mais emprego que demissões, a capital do estado ficou com saldo negativo no primeiro semestre de menos 2955.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Colônia do PiauíColônia do Piauí - PI Colônia do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí, emancipado no dia 29 de Abril de 1992. Localiza-se a uma latitude 07º13'52" sul e a uma longitude 42º10'41" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7.414 habitantes. Possui uma área de 963,58 km².
Oeiras - PI
Atualizado às 20h54
26°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 20°
27°

Sensação

1 km/h

Vento

54%

Umidade

Fonte: Climatempo
Chamada Oeiras em Foco
David Ostentação
Marcos Stylus
Sttr
Municípios
Point da Picanha
Cantinho do Rony
Últimas notícias
Cremosinho Jennival
JS Consultoria
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias