Rondnelly Camarço
Mercadinho Frigoleme
Malu Pneus
Auto Escape J Wilson
Lojão do ciclista
Chaves Bebidas
Drogaria Horizonte
Lustosa Tur
Curso

Curso de corte e costura qualifica mão de obra e oferece oportunidades de trabalho em Oeiras

Com duração de três meses, a capacitação está em fase de conclusão.

05/08/2019 21h54
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Ascom

Proporcionar qualificação profissional e viabilizar novas possibilidades de geração de renda em nosso município. Estes são os objetivos do curso de corte e costura oferecido pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), através do projeto Primeiro Passo. Na última sexta-feira, 02, o prefeito José Raimundo visitou a oficina de confecção onde acontece o curso, que conta com a participação de 30 alunas, de diversas comunidades de Oeiras.

Com duração de três meses, a capacitação está em fase de conclusão. A intenção agora é que o grupo de costureiras formalize uma associação para busca de oportunidades no mercado de trabalho. "Estamos dando toda estrutura para que todas sigam em frente. Nosso propósito é oferecer oportunidades de geração de renda, melhorando a condições de vida dessas famílias, melhoramos a vida da comunidade e assim desenvolvemos nossa cidade", destacou o prefeito Zé Raimundo, em conversa com as alunas do curso. Na ocasião, ele anunciou aquisição de uma máquina de costura galoneira, que irá auxiliar no aperfeiçoamento das peças.

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic) será parceira no processo de formalização do empreendimento. Uma nova turma do curso será aberta em breve, contando com a parceira da Caritas. Por meio de uma formação teórica e prática, o curso desenvolve habilidades e competências necessárias, qualificando a mão de obra para ingresso e permanência dessas mulheres no mercado.

A visita à oficina de confecções também contou com a participação das secretárias municipais Vanessa Reinaldo (Assistência Social), Carla Martins (Indústria e Comércio) e do coordenador de Fomento à Irrigação e líder político, B.Sá. "A semente está sendo lançada para que a partir disso operarem transformações na melhoria das condições de vida e aumento da renda familiar de maneira sustentável", afirmou B.Sá.

Primeiro Passo

Destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO) e beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), o projeto Primeiro Passo é desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS I e II e fomenta a qualificação profissional de famílias que desejam aprender uma nova atividade.

Além disso, a iniciativa cria oportunidades de inclusão social e profissional, estimula o empreendedorismo e contribui para fortalecer as capacidades individuais e gerar independência socioeconômica. Alterativa gratuita para geração de emprego e renda no município de Oeiras, a qualificação em Corte e Costura conta com aulas práticas, abordando desde o conhecimento das máquinas à confecção de peças.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias