Virtex
Lustosa Tur
Drogaria Horizonte
Mercadinho Frigoleme
Chaves Bebidas
Auto Escape J Wilson
Santos Auto Escola
Lojão do ciclista
Malu Pneus
SEAF

Técnicos que prestam assistência do Viva o Semiárido participam de evento em Picos

O objetivo da atividade é reunir representantes das instituições que fazem acompanhamento técnico dos programas.

19/07/2019 10h33
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Ccom
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O superintendente de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), Francisco das Chagas Ribeiro; a assessora técnica Lúcia Araújo; a consultora Sarah Luíza; e equipe do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) estão na cidade de Picos onde coordenam a Oficina de Formação, Gênero, Raça, Etnia e Geração, realizada pela Seaf desde quarta-feira (17) e que encerra nesta sexta-feira (19), no Centro de Treinamento Diocesano.

O encontro é voltado para as equipes de Assessoria Técnica e Sistemática (ATS) do PVSA e do Programa de Geração de Emprego e Renda (Progere II). Participam da oficina, representantes da Prefeitura de Picos, URGP, UGP do município, MPA e das empresas de assistência técnica como Emater, CEAA, Celta, Emplanta, Engeter e Cootapi.

No primeiro dia do evento, a programação contou com o lançamento da cartilha "Mulheres que Florescem o Semiárido Nordestino” produzida pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e pelo Programa Semear Internacional, baseada em experiências de boas práticas de mulheres rurais de projetos financiados pelo Fida no nordeste.  

Oficina de Formação em Picos

A consultora Sarah Luíza foi a responsável pela construção do texto das mulheres no Piauí, a partir da realização de uma oficina. “No Piauí, a Associação de Mulheres Agricultoras de Itainópolis se destacou, tanto pela conclusão do projeto de inclusão produtiva desenvolvido pelo PVSA, investindo e financiando o trabalho na ovinocaprinocultura, como pela organização e criatividade do grupo na produção de salgados feitos com carne de bode a partir de curso promovido pelo projeto, fico muito feliz em apresentar o resultado do trabalho que realizamos juntas”, destaca Sarah, acrescentando que as mulheres melhoraram a renda e a qualidade de vida a partir desta ação.

Oficina de Formação em Picos

Segundo Francisco das Chagas Ribeiro, o objetivo da atividade é reunir no município representantes das instituições que fazem acompanhamento técnico do PVSA e Progere II, para tratar dos temas relacionados ao publico prioritário, que são os jovens, mulheres e comunidades, especialmente os quilombolas. 

“Nestes três dias de discussão, estamos tratando da parte mais teórica, sempre com o objetivo de fortalecimento do empoderamento desses grupos dos projetos produtivos. Importante a participação do Emater e entidades credenciadas que venceram edital e que fazem acompanhamento técnico desses projetos”,destaca o superintendente que também ressaltou a importância das discussões em torno de temas relacionados a esse público tratados neste encontro, a presença de parceiros do Município e Estado participando também, com objetivo de melhorar o acompanhamento técnico realizado por essas empresas e entidades, dando tratamento diferenciado a este público.

Oficina de Formação em Picos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias