25°

Poucas nuvens

Oeiras - PI

Cidades Enchente

Asfalto cede, corta a PI e deixa população ilhada em Uruçuí

A estrutura teria cedido com a força da correnteza durante a madrugada.

27/12/2021 às 17h44 Atualizada em 27/12/2021 às 17h49
Por: Yasmin Osório Fonte: g1.com
Compartilhe:
(Foto reprodução)
(Foto reprodução)

Um trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí a municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, foi levado pela força da água nesta segunda-feira (27). As chuvas e as cheias recentes do Rio Parnaíba deixaram 12 famílias desalojadas até esta segunda.

Segundo o secretário de infraestrutura da Prefeitura de Uruçuí, Ribamar Mateus, a estrada cortou onde antes havia um bueiro, que escoava agua por baixo da estrada. A estrutura teria cedido com a força da correnteza durante a madrugada.

Ribamar comentou que a situação deixa os municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro praticamente isolados, obrigando os produtores a fazer desvios para transportar grãos, frango e outros produtos da região.

O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou que uma equipe foi até o local para avaliar os estragos e iniciar os trabalhos de reparo. 

“Estamos já preocupados, porque o desvio que é preciso fazer para contornar esse trecho pode passar de 500 km”, disse o secretário de infraestrutura de Uruçuí.

De acordo com o secretário, a ideia é esperar que o nível da água baixe para que sejam tomadas as primeiras medidas emergenciais, como a construção de novos desvios.

Doze famílias desalojadas

Ainda de acordo com o secretário de infraestrutura de Uruçuí as cheias do Rio Parnaíba deixaram 12 famílias desalojadas em Uruçuí e na região rural da cidade, e pelo menos três casas, duas delas na cidade e uma na zona rural, desmoronaram por conta das chuvas.

Segundo Ribamar Mateus, não houve vítimas, e as famílias atingidas foram alojados em casas de familiares ou abrigadas em casas alugadas pela prefeitura.

                                   

“O que está acontecendo com a gente é uma coisa atípica. Essa época não é de ter enchente. E o que está acontecendo é um volume de chuvas muito grande na Bahia, no Sul e Sudoeste do Piauí, que está fazendo o rio transbordar. Aqui em Uruçuí já tem várias pessoas que estão desalojadas. Teve alguns desmoronamentos, mas já está todo mundo sendo atendido”, disse o secretário.

Leia abaixo a nota da do Departamento de Estradas e Rodagem na íntegra abaixo:

O Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) informa que encaminhou, nesta segunda (27), equipes técnicas à PI-247, entre os municípios de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí, para avaliar os impactos das fortes chuvas que caem no Território do Alto Parnaíba e os reparos emergenciais a serem executados no trecho da rodovia com o intuito de garantir segurança e trafegabilidade aos condutores. Vale ressaltar que os trabalhos irão iniciar à medida em que o volume das águas diminuírem na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uruçuí - PI
Sobre o município Notícias de Uruçuí - PI
Oeiras - PI Atualizado às 23h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

Qua 33°C 22°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 32°C 23°C
Dom 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias