34°

Pancada de chuva

Oeiras - PI

Cidades Concurso

MPPI firma TACs com Oeiras e mais 5 cidades vizinhas para realização de concursos públicos e exoneração dos contratados temporários

Em São João da Varjota, MPPI também ajuízou ACP para a realização de concursos públicos

22/11/2021 às 15h25
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
Compartilhe:
Ministério Público em Oeiras (Foto: Oeiras em Foco)
Ministério Público em Oeiras (Foto: Oeiras em Foco)

Durante este ano, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras, firmou Termos de Ajustamentos de Condutas (TACs) com diversos municípios piauienses, com o objetivo de viabilizar a realização de concursos públicos e a exoneração dos contratados temporários.

No mês de outubro, foram firmados quatro TACs: com o município de Santa Rosa do Piauí (21 de outubro); o de Colônia do Piauí (26 de outubro); de Cajazeiras do Piauí (28 de outubro); e de São Francisco do Piauí (29 de outubro).

Em novembro, no último dia 9, a instituição ministerial estabeleceu acordo com o município de São Miguel do Fidalgo. E, no primeiro semestre deste ano, com o município de Oeiras.

Os gestores dos municípios em que os TACs efetivaram-se assumiram o compromisso de realizar concursos públicos de provas e títulos. Para cada um deles, foram estabelecidos prazos para cumprimento, com a observância de cronogramas estabelecidos nos documentos.

As nomeações e posses dos aprovados terão que ocorrer nos prazos acordados, com observância da ordem de classificação. Foi formalizado também que todos os atos alusivos aos concursos públicos serão divulgados de forma ampla, com vistas ao integral acompanhamento pelos cidadãos, pelo Ministério Público e pelos membros do Poder Legislativo local.

Após a nomeação dos servidores aprovados nos certames, os gestores comprometeram-se a não realizarem nomeações fora das hipóteses constitucionais e legais. Deverão ainda exonerarem todos os temporários que estejam ocupando precariamente os cargos a serem preenchidos pelo concurso público.

Nos TACs, o promotor de Justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça Oeiras, Vando da Silva Marques, descreve que os acordos ocorreram com base em Inquéritos Civis que apuram possíveis irregularidades praticadas pelas prefeituras nas contratações excessivas de servidores temporários, fora das hipóteses excepcionalmente previstas em lei.

Multa por descumprimento

Conforme os TACs, o descumprimento de quaisquer das obrigações e proibições importará na aplicação imediata de multa no valor de R$ 50.000,00, por ato de descumprimento, assumindo os prefeitos a responsabilidade por tais obrigações.

Em São João da Varjota, MPPI ajuiza ACP para a realização de concursos públicos

No primeiro semestre deste ano, a promotoria de Justiça de Oeiras também ajuizou Ação Civil Pública para que o prefeito do município de São João da Varjota deflagre procedimento licitatório e contratação da empresa vencedora, e realize, conclua e homologue concurso público de provas ou provas e títulos, além de nomeação e posse dos candidatos aprovados em prazo estabelecidos no documento.

No momento, a ACP encontra-se pendente de apreciação da tutela provisória requerida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Rosa do Piauí - PI
Santa Rosa do Piauí - PI
Sobre o município Santa Rosa do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 06º47'57" sul e a uma longitude 42º17'17" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada em 2015 era de 5 178 habitantes. Possui uma área de 352,86 km².
Oeiras - PI Atualizado às 13h29 - Fonte: ClimaTempo
34°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 36°

Qui 35°C 24°C
Sex 33°C 24°C
Sáb 35°C 23°C
Dom 35°C 24°C
Seg 36°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias