33°

Pancada de chuva

Oeiras - PI

Cidades Contemplação

Hospital Justino Luz, de Picos, implanta teste do olhinho

Exame é usado para diagnosticar doenças nos olhos das crianças.

18/11/2021 às 19h41
Por: Yasmin Osório Fonte: Governo do Estado
Compartilhe:
(Foto reprodução)
(Foto reprodução)

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, implantou dentro dos procedimentos de rotina da pediatria o exame oftalmoscópico reflexo vermelho para todos os bebês que nascem no hospital. O exame, também conhecido como teste do olhinho, é usado para diagnosticar doenças nos olhos das crianças, como catarata congênita, glaucoma congênito, tumores de retina ou outras doenças que podem causar cegueira.

De acordo com o oftalmologista Ramon Eulálio, o teste do olhinho avalia a presença do reflexo vermelho no olho e é realizado com um aparelho chamado de oftalmoscópio. “A presença do reflexo vermelho indica que há uma transferência dos meios e quando o mesmo está abolido tem que ser investigada a causa (catarata congênita, tumores, doenças da retina entre outras), que deverá ser tratada o mais breve possível”, explica Ramon.

Os testes são realizados às quintas-feiras pelo especialista. Podem fazer o exame os recém-nascidos que nascem no Hospital Regional Justino Luz.

A diretora-geral do Hospital, Genyana Leal, destaca a importância do exame ser realizado no hospital. “É essencial que o bebê, logo nas primeiras horas após o nascimento, já faça o teste do olhinho. Recebemos pacientes de toda a macrorregião de Picos e eles já saem daqui com o resultado. Por enquanto, os testes estão sendo realizados no horário da manhã, mas já estamos organizando uma quantidade para agendamento para serem feitos à tarde também,” afirma a diretora.

O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, destaca que o teste do olhinho é mais um exame para garantir a saúde dos pequenos. “Isso é bom para eles e para as mães, que ficam mais tranquilas”, finaliza o presidente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Picos - PI
Picos - PI
Sobre o município Picos é um município brasileiro do estado do Piauí. Conforme estimativa populacional de 2018, sua população era de 78 002 habitantes. Geograficamente, a cidade é cortada pelo rio Guaribas e situa-se na região centro-sul do Piauí.
Oeiras - PI Atualizado às 12h49 - Fonte: ClimaTempo
33°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 36°

Qui 36°C 24°C
Sex 32°C 24°C
Sáb 32°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 38°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias