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Respostas 'protocolares' totalmente diferente da prática; veja como foi o debate com a Equatorial-PI na CMO

Primeiramente Superintendente Regional Sul fez uma apresentação explicação o investimentos na região.

09/11/2021 às 20h42 Atualizada em 09/11/2021 às 23h52
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
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(Foto: Oeiras em Foco)
(Foto: Oeiras em Foco)

Não foi uma audiência, mas foi um debate provocando pelos vereadores da Câmara Municipal de Oeiras em buscas de respostas pelo mau fornecimento de energia elétrica e seus serviços na primeira capital do Piauí.

Tiveram presentes, Paulo Medeiros (Superintendente Regional Sul), Sama (Consultora do Poder Público da Equatorial), Paulo Gléber (Líder Regional Polo Oeiras), Rildo Marcos (Executivo de Obras Regional Sul), Docate Rufino (Diretor Procon Oeiras).Os vereadores até tentaram algo, e o Superintendente Regional Sul respondeu todos os questionamentos, mas de forma protocolar, como era para ser, mas que nunca foi da forma respondida o praticado no que se trata ao fornecimento de energia e nos serviços oferecidos.

Primeiramente Superintendente Regional Sul fez uma apresentação explicação o investimentos na região. Logo após, o mesmo retornou a mesa diretora para responder as perguntas.

Vereador Edvaldo Lima questionou cobranças que compõe a conta mas que nunca foram explicadas ao usuário o que significa; o vereador Cleylton Andrade questionou sobre o tempo de ligações; o Beron questionou o abuso de puder por parte de alguns funcionários entre outras perguntas.

As respostas como já dita acima foram protocolares; "seria necessário olhar a conta pra entender, posso ver depois pra você"; "para fazer uma ligação nova é 3 dias úteis e 5 dias úteis na zona rural"; "que as solicitações de expansão de redes são atendidas no prazo".

Só que na prática todas essas respostas protocolares que na verdade estão na Norma Técnica da Equatorial regulamentada pela Aneel não são cumpridas como por exemplo: "se a geladeira queimar é atendida em até 24 horas após a solicitação", norma e procedimento que raramente é cumprido pela empresa, e vai além, as cobranças feitas pela a empresa às vezes é abusiva, e isso, foi motivo de questionamento do Diretor do Procon Oeiras.

"Vou tratar de alguns pontos específicos já mencionados pelos vereadores aqui. Queria falar especialmente na cobrança da fatura, o funcionário vai lá e diz: paga na maquinha ou então a gente corta, e isso é incondicional, ninguém pode condicionar o consumidor como ele quer pagar, essas medidas Paulo Medeiros devem ser corrigidas, isso fere o código de defesa do consumidor".

Docate também falou das extensões de redes e relatou que ultimamente há 5 processos, e 3 deles estão com prazos atrasados, isso mostra que a Equatorial não está cumprido com os prazos. O diretor do Procon fez outras séries de citações discordando do que foi respondido pelo Paulo Medeiros e finalizou: "na teoria é lindo mas na prática é sabido de todos que é diferente".

Veja abaixo o debate completo:

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