33°

Pancada de chuva

Oeiras - PI

Política Votação PEC

Senado aprova, em 1º turno, PEC que introduz renda básica como direito

Por se tratar de proposta de emenda à Constituição, a matéria precisa ser aprovada em dois turnos pelo plenário.

09/11/2021 às 18h44 Atualizada em 09/11/2021 às 19h49
Por: Yasmin Osório Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
(Foto reprodução Metropóles)
(Foto reprodução Metropóles)

O Senado Federal aprovou em 1º turno, nesta terça-feira (09), o texto-base de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que introduz a renda básica como direito social. A matéria recebeu 63 votos a favor e nenhum contrário. Agora, senadores votam destaques que podem alterar o texto.

De autoria do líder do MDB na Casa, senador Eduardo Braga (AM), a matéria estabelece que “todo brasileiro em situação de vulnerabilidade de renda terá direito a uma renda básica garantida pelo poder público”. A matéria foi relatada em plenário pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG).

A renda básica, de acordo com o texto, agora será instituída por lei e poderá ser implementada em etapas, priorizando os cidadãos em situação de insuficiência de renda. A proposta abre margem para que o pagamento de renda básica não seja limitado pelo teto de gastos do orçamento.

Conforme o texto aprovado, a renda básica será neutra do ponto de vista fiscal e poderá ser custeada tanto pelo aumento da arrecadação quanto pela integração com outras despesas, inclusive as previstas na Constituição.

Braga defende que a atual crise econômica “revelou mais que nunca nossas desigualdades”. “A história nos chama a agir. Todos os brasileiros devem estar protegidos, não somente os que conquistaram a carreira assinada. Propomos a renda básica como direito social”, enfatizou o emedebista.

Em defesa da matéria, os senador amazonense entende que a PEC “tem potencial para reduzir drasticamente nossas desigualdades sociais e regionais”. “Tudo indica que a renda básica será uma proteção essencial para dar segurança para as famílias brasileiras diante de um futuro que se mostra desafiador”, completou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Oeiras - PI Atualizado às 12h49 - Fonte: ClimaTempo
33°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 36°

Qui 36°C 24°C
Sex 32°C 24°C
Sáb 32°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 38°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias