Quarta, 20 de Outubro de 2021
30°

Poucas nuvens

Oeiras - PI

Oeiras Importante

Conheça as 5 drogas mais viciantes e seus efeitos no corpo e na mente

Veja um por um.

04/10/2021 às 17h16
Por: Pablo Carvalho Fonte: Meio Norte
Compartilhe:
Conheça as 5 drogas mais viciantes e seus efeitos no corpo e na mente

1. Cigarro

Presente na composição do cigarro, a nicotina causa graves prejuízos ao organismo e é considerada uma das drogas lícitas mais letais. Essa substância tem a capacidade de estimular a produção de dopamina, um dos mediadores químicos cerebrais responsáveis pela regulação do centro de prazer.

Uma das razões que sustentam a adicção ao cigarro é o desequilíbrio nas concentrações dos mediadores cerebrais que regulam as emoções. Sem a nicotina, a taxa de dopamina cai e o cérebro do fumante produz noradrenalina. Em alta, esse hormônio causa ansiedade e faz a pessoa consumir cada vez mais cigarros.

Principais efeitos

Em altas concentrações no corpo, a nicotina eleva os batimentos cardíacos, a pressão arterial e desregula a frequência respiratória. Esse elemento também afeta a atividade motora, dificulta a digestão e, somado aos outros componentes do cigarro, apresenta um alto potencial cancerígeno.

2. Álcool

Conheça as 5 drogas mais viciantes e seus efeitos no corpo e na mente - imagem 54122

Além dos prejuízos à saúde, os atos infracionais, a agressividade e os acidentes de trânsito estão entre as piores consequências do alcoolismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 13,5% do total de mortes entre pessoas de 20 a 39 anos estão associadas ao abuso de álcool. Tais estatísticas sugerem a urgente necessidade de buscar medidas que reduzam o consumo precoce de álcool e atenuem esse problema.

Principais efeitos

As bebidas alcoólicas têm ação direta no Sistema Nervoso Central, causando diferentes reações depressoras das funções exercidas pelo cérebro. Além de reduzir a capacidade crítica da pessoa e alterar o humor, elas afetam o equilíbrio motor, provocam ansiedade e desestabilizam as funções cognitivas.

3. Heroína

Conheça as 5 drogas mais viciantes e seus efeitos no corpo e na mente - imagem 54123

É uma das drogas com grande potencial para causar adicção, pois alcança o Sistema Nervoso Central em questão de segundos. Os efeitos no corpo e na mente do dependente químico podem ser irreversíveis. O consumo desenfreado desse tipo de substância gera distúrbios emocionais e psíquicos que comprometem a vida social, acadêmica e profissional.

Principais efeitos

A heroína alcança rapidamente a corrente sanguínea e chega ao cérebro, onde provoca pequenas lesões. Com o passar do tempo, e a evolução das fases da adicção em drogas, ela causa efeitos neurológicos intensos, como a morte de neurônios: as células cerebrais. O uso da substância também leva à perda de memória e concentração, desinteresse pela vida, ideação suicida e riscos sociais.

4. Cocaína

Conheça as 5 drogas mais viciantes e seus efeitos no corpo e na mente - imagem 54124

Por ser muito cara, há muitas outras substâncias prejudiciais à saúde presentes na composição da cocaína. Sendo assim, os usuários não têm noção do que inalam ou injetam, já que a droga pode ser consumida de diferentes maneiras. Entre os produtos já encontrados na droga, há evidências de fluido de bateria e até vidro moído.

Principais efeitos

Ao entrar em contato com o organismo, essa substância provoca sérios prejuízos. Por ser ácida, ela causa a erosão do esmalte dental, afetando a saúde dos dentes e da gengiva. O consumo de cocaína afeta as funções cerebrais ao desequilibrar a liberação de importantes neurotransmissores que controlam o sono e o apetite.

5. Crack

Conheça as 5 drogas mais viciantes e seus efeitos no corpo e na mente - imagem 54125

O crack é uma das drogas mais viciantes e com maior potencial destrutivo, sendo um subproduto da cocaína vendido por um valor mais acessível, o que torna-o muito popular entre jovens desempregados e a população de rua. O efeito da substância é passageiro, por isso, a pessoa é facilmente induzida à adicção.

Principais efeitos

Usuários de crack são muito debilitados por conta da perda de apetite, que é um dos efeitos mais marcantes dessa droga. A falta de sono, a paranoia e o desejo de suicídio são comuns. Logo, a falta de sono e a desnutrição contribuem para os desajustes psíquicos, emocionais e a queda da defesa imune observada nos adictos de crack.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Oeiras - PI Atualizado às 00h44 - Fonte: ClimaTempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

Qui 37°C 23°C
Sex 35°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 37°C 24°C
Seg 39°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias