Sexta, 24 de Setembro de 2021
31°

Pancada de chuva

Oeiras - PI

Cidades Oeiras

'Luta' do ex-deputado Mauro Tapety desde 2013, Costa e Franzé pede Corpo de Bombeiros em Oeiras

Além do perigo que oferece ao patrimônio histórico-cultural em Oeiras a própria população está em risco.

14/09/2021 às 20h12 Atualizada em 14/09/2021 às 21h14
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
Compartilhe:
(Foto:Reprodução)
(Foto:Reprodução)

Oeiras é uma cidade histórica! Prédios antigos, um patrimônio histórico nacional! Primeira capital do Piauí! Sede do território Vale do Canindé, que tem 17 cidades na sua região! Mas não tem uma sede do Corpo de Bombeiros.

A cidade quando precisa solucionar alguma ocorrência é preciso acionar o grupamento de Floriano há 102 km ou Picos há 93 km. Isso leva em média 50 minutos para ambas cidades.

A primeira capital do Piauí é sede do território do Vale do Canindé, que tem 17 cidades em seu entorno. Segundo a última previsão do IBGE, o Vale do Canindé tem cerca de 126.042 habitantes. Mais isso não foi o suficiente para os ex-governadores do estado e atual, Wellington Dias, reconheceram que é necessário um Corpo de Bombeiros na cidade. O estado foi Governado nos últimos 16 anos por dois governadores filho de Oeiras: Wilson Martins e Wellington Dias, que já está no seu quarto mandato.

O grupamento do Corpo de Bombeiros em Oeiras é uma lata antiga do ex-deputado Mauro Tapety, que ainda em 2013 enviou um requerimento a Alepi pedido a implantação do Corpo de Bombeiros em Oeiras. Mesmo sendo aprovado não veio.

Em 2017, em um encontro entre Mauro Tapety (MDB) e o comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, Carlos Frederico, cobrou novamente a implantação da unidade em Oeiras e alertou correm riscos com a falta de uma guarnição do Corpo de Bombeiros no município.

"Há dois anos tivemos um grande incêndio, que destruiu uma grande loja de tecidos no centro comercial, na praça Orlando Carvalho, que é uma área tombada. Então viemos sensibilizar e conversar com o comando do Corpo de Bombeiros para que possamos modificar essa realidade de uma cidade muito importante como Oeiras", disse o deputado na época.

Mauro Tapety disse à nossa redação nesta terça-feira (14), que teve uma audiência com o governador W.  Dias na semana passada, o mesmo  o encaminhou para o coronel Demetrius Rego e o mesmo prometeu uma visita a cidade de  Oeiras. Mauro disse que está otimista. "É uma luta antiga minha e com fé em Deus vai ser concretizada".

Facebook

Francisco Costa e Franzé entram na "luta"

Nesta segunda-feira (14), o deputado Francisco Costa e Franzé, ambos do PT, informaram em suas redes sociais que solicitaram uma unidade do Corpo de Bombeiros para Oeiras. Franzé destacou a urgência.

“Na ocasião, reivindicamos a elaboração de um projeto para a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Oeiras para que haja condições de atender com maior rapidez a região do Vale do Canindé”, informou Franzé.

Além do perigo que oferece ao patrimônio  histórico-cultural em Oeiras a própria população está em risco, pois o índice recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) é de um combatente a cada grupo de mil habitantes. A cidade de Oeiras tem mais de 37 mil habitantes.

Brigada de Incêndio vem fazendo um trabalho aguerrido

Diante da ausência do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Oeiras montou uma Brigada de Incêndio com 3 equipes, 7 dias por semana, 24 horas por dia, equipada para atender as ocorrências e fazer o trabalho paliativo. Só no mês de agosto foram mais de 40 ocorrências atendidas.

Provocar queimadas e incêndios é crime, com penas que podem variar entre multas e até prisão. A GEMA mantém ativo um serviço de denúncias através do Disk Fogo: 89 9 9421 9658.

(Foto:Reprodução)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Oeiras - PI Atualizado às 08h11 - Fonte: ClimaTempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 37°

Sáb 37°C 24°C
Dom 38°C 24°C
Seg 39°C 24°C
Ter 38°C 23°C
Qua 39°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias