Sexta, 24 de Setembro de 2021
31°

Pancada de chuva

Oeiras - PI

Oeiras Descaso

Denúncia: tempo médio de espera no atendimento da Caixa é de 3 horas em Oeiras

Procon diz que vai abrir processo administrativo.

08/09/2021 às 12h24
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
Compartilhe:
Tempo médio de espera no atendimento da Caixa é de 3 horas (Foto: Oeiras em Foco)
Tempo médio de espera no atendimento da Caixa é de 3 horas (Foto: Oeiras em Foco)

O portal Oeiras em Foco diante da procura de várias pessoas relatando a demora no atendimento, resolveu fazer uma pesquisa da média do tempo de atendimento da Caixa Econômica de Oeiras e denunciar.

Uma pesquisa feita pela redação mostrou que a média de tempo é de 3 horas para atendimento, contado da fila, e em alguns casos chega a 4 horas. A caixa não leva em consideração, mesmo assim, o tempo é de médio foi de 01 hora 48 minutos na espera.

A Lei Municipal nº 1.865, de 2018, as agências e correspondentes bancários do município de Oeiras são obrigados a prestarem atendimento aos usuários em intervalos de tempo de 30 a 40 minutos, disponibilizando pessoal suficiente nos setores nos quais haja formação de filas.

Público procura sobra enquanto aguarda senha (Foto: Oeiras em Foco)

 

Um morador da localidade Curral Velho, zona rural de Oeiras, relatou na saída do atendimento que chegou na fila 07:40 minutos e só recebeu a senha às 10:17, e terminou o atendimento as 12:20 horas, foram mais de 4 horas da chegada até a saída da agência. "Estou de moto, se fosse de carro não teria com eu ir embora mais hoje", disse.

Uma senhora moradora do bairro Jureminha, mesmo sendo preferencial, demorou 02 horas e 10 minutos na agência. Segundo ela chegou as 11:30 horas e veio sair às 13:40 horas. "É desumano, vergonhoso, ninguém faz nada", desabafou.

Uma jovem que precisava resolver um problema de cadastro no App do Caixa Tem chegou às 09:30 horas na Caixa e saiu às 13:00 horas, foram 3 horas e 30 minutos aguardando. "Por hoje já deu de vitamina D né", descontraiu ela.

A Caixa Econômica Federal não autorizou o Portal tirar imagens ou filmar dentro dos setores de atendimento, a foto abaixo mostra que além da demora a agência tem problemas sérios nas organizações da fila e também da parte estrutural; os caixas eletrônicos são lentos e parte deles não funcionam.

tempo médio de espera no atendimento da Caixa é de 3 horas em Oeiras
Pessoas aglomeradas dentro da Caixa Econômica de Oeiras (Foto: Oeiras em Foco)

O que diz a Caixa

O Portal Oeiras em Foco procurou a assessoria de comunicação da Caixa Econômica e pediu uma nota explicando o por que da Caixa de Oeiras há anos não cumpre com a Lei Municipal do tempo de espera? Mais de 3 horas em filas, longas, aglomerações e no sol de 38 °C. O que a Caixa tem feito para melhorar? Mais de 8 caixas e maioria são lentos, antigos e parte deles sempre vivem em manutenção, isso a anos. A caixa vagamente respondeu:

"A CAIXA informa que permanece realizando ações sistêmicas para dar celeridade ao atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade a todos os cidadãos.

Na Agência Oeiras é possível citar a triagem das filas, iniciada às 07:15, antes mesmo da abertura da unidade, e recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento, a sinalização e delimitação do piso externo da agência, além de recepcionistas e vigilantes que auxiliam na organização das filas.

A CAIXA destaca que segue rigorosamente as determinações específicas para agências bancárias, elencadas nas legislações federais e municipal, com o objetivo de minimizar o risco de contaminação, tais como o controle de entrada e monitoramento do distanciamento das pessoas, o que implica na limitação da ocupação do ambiente interno da agência.

O atendimento presencial da CAIXA prioriza os seguintes serviços essenciais:

✅ Saque sem cartão do INSS;

✅ Prova de vida do INSS;

✅ Seguro-Desemprego;

✅ Bolsa Família;

✅ Abono Salarial;

✅ FGTS;

✅ Solicitação do DPVAT;

✅ Pagamento de Loteria;

✅ Pagamento de Precatórios e Alvarás Judiciais;

✅ Abertura de contas;

✅ Exclusão de CCF;

✅ Desbloqueio de cartão.

Para outros serviços, fale com a CAIXA pelo SAC – número 0800.726.0101 ou pelo WhatsApp - número 0800.104.0104".

O que diz o Procon de Oeiras

Caixa Eletrônico em manutenção gera demora nos serviços (Foto: Oeiras em Foco)

O Portal Oeiras em Foco levou o caso ao Procon de Oeiras que prometeu abrir um processo administrativo, já que o órgão já notificou todos os bancos de Oeiras sobre o tempo de espera e através de uma pesquisa em junho, comprovou que o tempo médio de espera nos bancos de Oeiras eram de 1 hora e 40 minutos depois da retirada da senha, tempo menor que o pesquisado pelo portal Oeiras em Foco que levou em conta o tempo da fila.

"A gente continua recebendo muitas denúncias. Já notificamos, já nos responderam o ofício e disseram que estão cumprindo todas as normas, mas não é isso que estamos vendo na prática segundo as denúncias e nossa própria fiscalização, vamos tomar providências".

O Portal questionou ao coordenador do Procon, Docate Rufino, quais seriam essas providências.

"Banco é uma demanda coletiva, o culpado é a instituição, não há uma pessoa para culpa-lo, então vamos abrir um procedimento administrativo para solucionar esse problema, que no caso da Caixa de Oeiras é também estrutural, se caso não resolver encaminharemos ao Ministério Público dar andamento no processo por ser algo coletivo e federal", finaliza Docate.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Oeiras - PI Atualizado às 08h11 - Fonte: ClimaTempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 37°

Sáb 37°C 24°C
Dom 38°C 24°C
Seg 39°C 24°C
Ter 38°C 23°C
Qua 39°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias