Sexta, 24 de Setembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Oeiras - PI

Oeiras Divergência

Covid-19: número de óbitos e casos da Semusa e Sesapi continuam divergentes

Portal cobrou novamente uma posição da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras e da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.

05/08/2021 às 17h01 Atualizada em 05/08/2021 às 18h36
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
Compartilhe:
Covid-19: número de óbitos e casos da Semusa e Sesapi continuam divergentes

Após 15 dias em que a redação do Portal Oeiras em Foco publicou uma matéria onde os boletins epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde mostram números de casos confirmados e mortes diferentes um do outro.

Segundo a Semusa, Oeiras tem 5.088 casos confirmados e 75 óbitos, já a Sesapi informa que Oeiras tem 4898 casos confirmados e 77 óbitos pela Covid-19 no município.

O Portal pediu uma posição sobre o caso no dia 20 dia julho sobre a divergência e no dia 21 a assessoria da Sesapi respondeu que o Cievs estava averiguando junto ao município o que ocorreu. No dia 27 de julho cobramos uma nova posição e o órgão nos respondeu que estava aguardando uma resposta da Semusa. E o Cievs informou que ainda aguarda uma posição junto a Secretaria de Saúde so Município.

Ainda no dia 15 de julho também procuramos a Secretaria de Saúde de Oeiras, através da coordenara do Centro de Covid, para saber o motivo da divergência. Alexsandra Fontes informou que ia verificar junto a Sesapi o motivo das informações ser diferentes. No dia 21 de julho a coordenadora informou que estava trabalhando junto a Cievs para identificar o que aconteceu.

No dia 27 de julho procuramos Alexsandra Fontes para saber se já havia uma posição. No dia 28 a coordenadora explicou já já foram identificadas algumas coisas, mas que ainda estava em processo de averiguação principalmente junto ao Hospital Regional de Oeiras, mas a pessoa responsável estava viajando e assim que retornasse, tanto a Semusa quanto a Sesapi emitiria uma nota explicativa em conjunto para o portal e à população.

Nesta quinta-feira (05), a redação cobrou novamente uma posição sobre a situação de ambas as secretarias.

A Sesapi resumiu que "a secretaria ainda está atualizando a informação juntamente com a Sesapi".

Já a coordenadora Centro Covid Oeiras enviou uma nota e disse que após o Portal Oeiras em Foco procurar, foi feita um levantamento e verificado inconsistência mas que a responsabilidade de fechar o boletim é do Hospital Regional Deolindo Couto.

"Desde o início da pandemia, foi formada uma equipe constituída por profissionais da Secretaria de Saúde e Hospital Regional, responsáveis por fechar o boletim COVID. 

A informação sobre óbito, vem do(s) Hospital(s). 

Quando a Secretaria foi procurada pelo portal Oeiras em Foco, realizou  um levantamento nominal, no Sistema de informação sobre Mortalidade-SIM, para comparação de dados. E constatou que há inconsistências no cruzamento das informações".

O Portal Oeiras em Foco já procurou o diretor do Hospital Regional de Oeiras e agendou uma reunião para tratar do assunto com o mesmo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Oeiras - PI Atualizado às 09h53 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 37°

Sáb 37°C 24°C
Dom 38°C 24°C
Seg 39°C 24°C
Ter 38°C 23°C
Qua 39°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias