Segunda, 14 de Junho de 2021 03:12
89 988029890
Política CPI do Covid

Senador Ciro Nogueira e Eliziane Gama batem-boca e confusão generaliza: "não aceito grito seu senador"

"Vossa excelência pensa o que, senador"?

05/05/2021 15h56 Atualizada há 1 mês
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco

Senadores bateram boca na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado nesta 4ª feira (5.mai.2021) após o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), dar preferência à bancada feminina para fazer perguntas antes dos titulares do colegiado. Senadores governistas questionaram a mudança e iniciaram bate-boca.

“É muito lamentável que a gente tenha todo esse debate…Por favor, senador Ciro [Nogueira], vossa excelência está assim desde o inicio dessa CPI. E nem eu aguentando grito de homem. Vossa excelência pensa o que, senador? Que vossa excelência vai controlar a gente? Do jeito que vossa excelência não admite meu grito eu também não admito seu grito, pelo amor de Deus”, disse Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Não há senadoras entre os titulares ou suplentes da comissão, os senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Ciro Nogueira (PP-PI) reclamaram da mudança de ordem nas perguntas. De acordo com o regimento, perguntam o relator, o vice-presidente e depois os titulares seguidos dos suplentes.

“Não tem um partido político nessa Casa que tenha mais representantes mulheres. Agora, se foi um erro das lideranças não indicarem as mulheres, a culpa não é nossa. Eu vou aceitar hoje em respeito à senadora, mas isso não está em regimento, não foi acordado pela comissão e a gente sempre fica com o papel de ser o vilão dessa comissão.”, declarou Ciro Nogueira.

O questionamento foi respondido de que haveria um acordo e logo depois a palavra foi concedida à Eliziane Gama, que disse: “Só não entendo por que tanto medo das vozes femininas aqui, Ciro”.

Nogueira rebateu: “As pessoas ficam querendo dar uma outra versão, como se estivéssemos perseguindo as mulheres. quem esta perseguindo as  mulheres foi seu partido que não lhe indicou, senadora”.

No auge da discussão, com gritaria generalizada, a transmissão da reunião foi interrompida pela TV Senado na televisão e no Youtube. Aziz chamou Marcos Rogério e Ciro Nogueira para o lado de fora da comissão e repreendeu a atitude dos colegas.

“Nós estamos sim fazendo uma concessão nesse momento, foi isso que nós fizemos. E não é uma concessão porque elas são mulheres, é uma concessão porque elas tem uma representatividade igual a nossa foi esse o nosso entendimento”, explicou Omar Aziz durante a reunião.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias