Terça, 20 de Abril de 2021 03:21
89 988029890
Geral Esclarecimentos

LACEN diz que o prazo para liberação de resultados é 72 horas

Diretora do Laboratório Central afirma que está faltando, é boato.

20/03/2021 15h38 Atualizada há 1 mês
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
LACEN diz que o prazo para liberação de resultados é 72 horas

Após uma matéria do Portal Oeiras em Foco intitulada "130 pessoas aguardam resultados do LACEN e PMO abre chamada pública de urgência para aquisição de testes", a diretora do Laboratório Central em Teresina procurou nossa redação, segundo ela para esclarecer algumas coisas a população.

Walterlene Carvalho disse que após a alta demanda de testes para o LACEN, o órgão teve de estender o prazo que era de 48 horas para 72 horas, mas que o a unidade funciona 24 horas por dia e o resultados são online.

Segundo ela, os municípios tem uma grande dificuldade de logística, e que é importante frisar que o prazo só começa a contar após a chegada do material no laboratório.

Ela explicou ainda que alguns portais de notícias estão publicando falsas informações ao dizer que o LACEN está faltando testes.

"Eu sei que em momento algum o Portal Oeiras em Foco quis atingir o LANCEN e nem foi vocês que publicaram que está faltado testes,e que ouviu a secretaria de saúde de Oeiras, mas acho interessante a gente deixar claro a população que as vezes procuram diretamente a gente para saber de resultados, que não há falta de testes, que a gente está com o prazo para liberar o resultados de até 72 horas após a chegada do material no laboratório, e muitos municípios não funcionada por exemplo no fins de semana, ou 24 horas, e isso contribui para atraso dos resultados, que é de inteira responsabilidade dos municípios", explicou Waterlene Carvalho.

O portal Oeiras em Foco informou para diretora que muita gente estava reclamando que quando recebia o resultado já tinha tido alta por parte de equipe médica que estava acompanhando e que a diretora do Centro Covid-19 relatou está mandando em tempo hábil o material coletado.

"Na quinta-feira um vereador de Oeiras me mandou uma lista de pacientes daí, me cobrando, eu mostrei que já estavam sendo liberados na medida que estavam chegando. Passei as informações ao meu supervisor e também me confirmou que tinham sido liberados", diz a diretora do LACEN sobre a fila de espera por resultados em Oeiras.

O LACEN no início da pandemia fazia 1000 amostra por dia, depois aumentou a capacidade para 2000 amostra por dia, e as vezes chega até passar, como por exemplo, na quinta-feira foram realizadas 2050 amostras em 24 horas.

O Centro Covid-19 em Oeiras informou para a redação do Portal Oeiras em Foco que na tarde deste sábado foram liberados 57 laudos referente as coletas dos dias 12, 13 e 15 de março. A unidade disse ainda que funciona todos dias, e que há um veículo disponível para levar as amostras todos o dias da semana, inclusive hoje, sábado já foi enviado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias