Terça, 20 de Abril de 2021 04:12
89 988029890
Cidades Teresina

Justiça derruba Decreto de Dr. Pessoa e Teresina terá lockdown nesta sexta

Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que a decisão será respeitada.

18/03/2021 21h10
Por: Pablo Carvalho Fonte: Meio Norte
Justiça derruba Decreto de Dr. Pessoa e Teresina terá lockdown nesta sexta

João Antônio Bittencourt Braga Neto, juiz de Direito respondendo pelo Plantão Teresina-PI, concedeu liminar a pedido da Defensoria Pública do Piauí suspendendo os artigos do decreto do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), que abria o comércio da capital na sexta-feira, dia 19.

O juiz argumentou que já existe jurisprudência do STF determinando que em caso de conflitos de decretos entre gestores estaduais e municipais prevalece o mais restritivo, ou seja, o decreto do governador Wellington Dias (PT) fechando o comércio é o que valerá amanhã. Ou seja, apenas serviços essenciais poderão abrir na capital.

Caso Dr. Pessoa descumpra a liminar, ele pagará multa de R$ 200 mil.

Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que a decisão será respeitada, mas afirma que todas as suas ações são tomadas em diálogo com diversas categorias envolvidas, levando em consideração a situação da pandemia na capital e os efeitos econômicos de medidas adotadas.

Confira a nota na íntegra:

"Sobre a decisão da justiça estadual que deferiu liminar invalidando a aplicação de decreto municipal que flexibilizava o funcionamento do comércio nesta sexta-feira (19), a prefeitura de Teresina informa que respeitará a decisão soberana do poder judiciário a quem cabe dar a última palavra sobre a adoção de medidas restritivas.

Contudo, a prefeitura reafirma que a existência de decretos estaduais não afasta a competência do município de adequar a legislação à sua realidade local.

O poder executivo municipal ressalta que todas as suas ações são tomadas em diálogo com diversas categorias envolvidas, levando em consideração a situação da pandemia na capital e os efeitos econômicos de medidas adotadas".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias