Sexta, 27 de Novembro de 2020 03:12
89 988029890
Oeiras Chuva em Oeiras

Oeiras chove 4 vezes mais que o esperado para o mês de outubro; foram 170 mm

Segundo a Estação Automáticas de dados climáticos localizada no IFPI de Oeiras, a maior intensidade foi entre entre 2h00 e 3h30 da madrugada com intensidade que chegou a 256 mm/h.

27/10/2020 17h53 Atualizada há 4 semanas
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
Resumo de dados no monitor da estação (reproduçaõ)
Resumo de dados no monitor da estação (reproduçaõ)

A cidade de Oeiras, localizada no Centro-Sul do Piauí registrou entre às 2h00 e 11h30 do dia 27/10/2020 170 mm de chuva, ou seja, em algumas horas, Oeiras choveu 4 vezes mais do que o esperado para o mês de outubro na região, que geralmente tem média de 43,2 mm no total.

Segundo a Estação Automática de dados climáticos localizada no IFPI de Oeiras, a maior intensidade foi entre entre 2h00 e 3h30 da madrugada com intensidade que chegou a 256 mm/h, ou seja, uma chuva intensa em um pequeno intervalo de tempo. Quando isso acontece a rede de drenagem da larga maioria das da cidade não consegue drenar o alto volume de água.

O que é 1 mm de chuva

Corresponde a 1L de água por metro quadrado, isto é, uma lâmina de água com 1 mm de altura em ambiente plano e impermeável. Nessa chuva de 170 mm, cada metro quadrado recebeu 170 litros de água. No entanto, nem toda superfície é que recebe chuva é permeável como: telhado de casas, asfaltos e concreto, nesses locais a água escoa e se não houver uma rede de drenagem satisfatória, acontece com mais facilidade os alagamentos.

Parte do relatório de precipitação desta terça-feira (27) em Oeiras (Foto: Reprodução)

 

Estações Oficiais 

Em Oeiras existem três estações automáticas que disponibilizam dados climáticos a cada 30 ou 60 min via internet: 1) a do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada no Assentamento Caldeirões, 2) a ANA (Agência Nacional de Águas) que fica ao lado da ponte do Rio Canindé na BR e a 3) do IFPI Campus Oeiras, localizada no Uberaba II.

Laerte do IFPI Oeiras, explicou a redação do Portal Oeiras em Foco que "a chuva intensa às 3h00 provocou queda de energia e o sistema automático de algumas estações saíram do ar o que não há perca de dados, apenas não a disponibilidade de dados de imediato para o internauta".

Transtornos

Oeiras teve vias públicas e muitas casas alagadas com as fortes chuvas, um carro foi arrastado pela água e ficou preso no decorrer de uma galeria da cidade de Oeiras. Vários moradores relataram que não conseguiram dormir fazendo o escoamento da água e retirando móveis e eletrodomésticos para evitar perda dos mesmos.

Clique aqui e veja a cobertura do Portal Oeiras em Foco desde a madrugada sobre as fortes chuvas que atingiu Oeiras.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias