Sábado, 24 de Outubro de 2020 11:56
89 988029890
Oeiras Média Móvel

Oeiras: Média móvel do Covid-19 cai consideravelmente em 2 meses

Oeiras ultrapassou a marca de 1000 pessoas recuperadas da Covid-19, neste domingo (20).

21/09/2020 14h13 Atualizada há 1 mês
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
Média Móvel de junho a setembro em Oeiras (Gráfico: Oeiras em Foco)
Média Móvel de junho a setembro em Oeiras (Gráfico: Oeiras em Foco)

O Portal Oeiras em Foco fez uma análise da média móvel do Covid-19 na cidade de Oeiras. A média móvel é a soma dos casos dos últimos sete dias dividido por sete, o resultado final é a média de casos da última semana.

Era comum ver em Oeiras no mês de julho por exemplo, a cidade de Oeiras ter 30 casos ou mais em alguns dias, e quando chegava no fim de semana eram notificados apenas 3 a 5 casos. A média móvel tira esse abismo de casos de um dia para o outro e deixa os números equilibrados através da média.

Em Oeiras, no dia 01 de junho a média móvel de casos era de 0,71 e no dia 26 do mesmo mês era 8,29, ou seja, estava evidente que a curva de casos confirmados estava aumentando. O mês de Julho foi o pior mês do município, além de aumentar o número de mortes, a curva disparou e no dia 06/07 chegou a maior média já registrada em Oeiras, 23,71, era o pico.

Números de casos de junho a setembro em Oeiras (Gráfico: Oeiras em Foco)

E foi assim durante todo o mês de julho que terminou o mês com 23,43 de média móvel. Repare que foram apenas 0,28 pontos para menos em relação ao início do mês citado. Vale ressaltar que foi nesse período que o Governo do Estado intensificou as testagem em domicílios e a prefeitura começou a fazer testes em uma unidade exclusiva para o Covid-19.

Já no mês de agosto, observa-se que a média móvel ainda continuou alta, mas com a pontuação menor em relação ao mês de Julho. O mês de agosto começou a média móvel em 12,0, no dia 16 estava com 15,43 e terminou o mês com 7,14. Já este mês de setembro iniciou com a média de 10,29, e até dia 19/09 teve média móvel de 5,29. São 18,42 pontos a menos com relação ao pico no dia no dia 06 de julho.

Média Móvel e Nº de casos juntos de junho a setembro em Oeiras (Gráfico: Oeiras em Foco)

Mudanças nas notificações de casos

Uma nova portaria do Ministério da Saúde, de 05 de setembro de 2020, modificou a notificação de casos. Pessoas totalmente assintomáticas não serão mais notificadas, com exceção de alguns fatores extras, como histórico clínico do paciente. Segundo o Ministério da Saúde só devem ser notificados casos de SG, de SRAG hospitalizado e óbito por SRAG, independente da hospitalização, que atendam à definição de caso, e indivíduos assintomáticos com confirmação laboratorial por biologia molecular ou imunológico de infecção recente por COVID-19.

Em Oeiras já começou a ser implantado o novo protocolo de notificação. O Portal Oeiras em Foco fará uma matéria exclusiva sobre o assunto.

Média pode subir se a população relaxar

Festa em uma casa de show em Oeiras (Foto: Reprodução)

O relaxamento das medidas de restrição, e dos cuidados pessoais tem sido um fator preocupante na cidade de Oeiras e em todo o País nos últimos dias. Praias, casas de shows, eventos políticos lotados e sem nenhuma medida de segurança para evitar a propagação do vírus é comum de se ver. Nos últimos dias, os países europeus mais afetados pela Covid e também a Alemanha voltaram a registrar as maiores taxas de infecção pelo coronavírus.

“Nem mesmo uma vacina representará o fim da pandemia. O fim da pandemia será o dia em que todos nós assumiremos a responsabilidade de aprender a conviver com o vírus. E isso depende de nós”, destacou O diretor regional da OMS na Europa, Hans Kluge.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias