Domingo, 31 de Maio de 2020 20:22
89 988029890
Oeiras Renovação

Pesquisa: em 2020, eleitor quer renovação na política

51% disseram preferir alguém que não pertence a grupos políticos.

23/05/2020 09h12 Atualizada há 1 semana
Por: Pablo Carvalho Fonte: Valor Econômico
Pesquisa: em 2020, eleitor quer renovação na política

Em meio as dúvidas que rodam as eleições de 2020, se vão ser adiadas ou não, uma pesquisa encomendada pelo Jornal Valor Econômico, da plataforma Globo, mostra que quase metade da população não quer mais o mesmo grupo ou líderes políticos no poder.

Aliás, a pesquisa mostra que a população vai além, quer renovação nas características dos candidatos, que não está na política há muito tempo, que se blinda de negócios para benefício político próprio.

  • O levantamento indica que 51% dos eleitores gostariam de votar em candidato a prefeito, um outsider, ou seja, que não pertence a nenhum grupo político;
  • Outros 25% querem alguém que não faça parte do grupo político do atual administrador, ou seja, dizem querer votar na oposição;
  • Para as Câmaras Municipais, 41% disseram que gostariam de trocar TODOS os vereadores e 32% disseram que gostariam de substituir mais da metade. Nos Legislativos, de acordo com a pesquisa, o desejo de mudança atinge 73% dos votantes;

Renato Dorgan Filho, analista político e sócio do Instituto Travessia, alerta que, em geral, eleitores dizem querer eleger gente de fora da política, mas “isso não representa necessariamente um outsider”.

Pesquisa mostra também mostra a frustração da população da maioria dos municípios, com as eleições presidenciais de 2018, onde a maioria tirou um candidato de extrema esquerda e colocou outro de extrema direita e o resultados não vem sendo o esperado como imaginava o eleitorado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias