Lojão do ciclista
Mercadinho Frigoleme
Auto Escape J Wilson
Campanha imprensa 2
Lustosa Tur
Fake News

'Programa Auxílio Cidadão 2020' é fake news

Apuramos que o site não se trata de nenhum órgão do Governo Federal, inclusive de repartimentos responsáveis por benefícios sociais.

22/03/2020 10h14Atualizado há 1 semana
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Redação Oeiras em Foco
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou na quarta-feira (18) um auxílio mensal de R$ 200 a profissionais autônomos durante a crise do coronavírus. A medida busca garantir renda àqueles trabalhadores que não têm rendimentos fixos e, em geral, também não contribuem para a previdência.

A redação do portal Oeiras em Foco, empenhado no combate ao Fake News, foi em busca de informações sobre o benefício, já que circula nas redes sociais um link para que cidadãos façam um cadastro virtual para a inserção no programa.

Apuramos que o site não se trata de nenhum órgão do Governo Federal, inclusive de repartimentos responsáveis por benefícios sociais. O link não trás o ".gov" e nem o rodapé com o slogan do governo. 

Procuramos através de nota enviada ao Ministério da Cidadania, e a Secretaria de Avaliação e Gestão da informação nos respondeu que é falsa a informação.

"A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania do Brasil, informa que o Senado já reconheceu que o país vive uma situação de calamidade pública e uma medida provisória é quem vai definir as regras para seleção do público beneficiado. O benefício está sendo estudado e depois o Governo Federal irá apresentar a sociedade as regras de cadastro, que terá como base o Cad Único".

Nossa redação pede mais uma vez, que a população não compartilhe informações falsas, ainda mais em uma crise pandêmica que estamos vivendo. #NãoAoFakeNews #FiquemEmCasa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias