Mercadinho Frigoleme
Lojão do ciclista
Auto Escape J Wilson
Lustosa Tur
Campanha imprensa 2
Orientação

Está com dúvidas? Confira nossa cartilha de prevenção sobre o coronavírus

Nossa redação aproveita para reforçar que não precisa pânico, apenas cumprir os métodos de prevenções emitidas pelos órgãos federais, estaduais e municipais.

18/03/2020 13h54Atualizado há 2 semanas
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Redação Oeiras em Foco
(Foto: OMS)
(Foto: OMS)

O Portal Oeiras em Foco preocupado em deixar a população bem informada e contribuir com a sociedade em momentos de crises, principalmente de saúde, elaborou uma cartilha de prevenção a seus usuários e toda à população. No conteúdo abaixo você conhece o coronavírus, tem orientações de como prevenir e de como proceder em casos de sintomas.

Nossa redação aproveita para reforçar que não precisa pânico, apenas cumprir os métodos de prevenções emitidas pelos órgãos federais, estaduais e municipais. Vale ressaltar que não é necessário em caso de sintomas procurar o hospital referência do município, todas as UBS's estão preparadas para fazer os primeiros atendimentos, seu médico e quem verificar a necessidade de encaminhamento.

O que é o coronavírus?

Os Coronavírus são uma grande família de vírus, já em circulação no Brasil, causadores de resfriados comuns, além de outras doenças mais graves como a Síndrome Aguda Respiratória Severa (SARS) e a síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), que causaram epidemias nos anos de 2004 e 2012, respectivamente. O novo Coronavírus foi denominado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como SARS-CoV2 e a doença, por ele causada, COVID-19.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são semelhantes a uma gripe, principalmente respiratórios, como por exemplo: febre, tosse e dificuldade para respirar. Na maioria dos casos, os pacientes apresentam sintomas leves ou moderados, mas há casos graves e até fatais.

Como se proteger?

  • -Higienizar as mãos com frequência, com solução alcoólica ou com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
  • -Cobrir o nariz e a boca, antes de tossir ou espirrar, com lenço descartável ou com o antebraço;
  • -Evitar contato direto com pessoas que apresentem sinais de infecção respiratória;
  • -Não compartilhar utensílios pessoais como copos e talheres;
  • -Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

Estou sentindo sintomas, o que devo fazer?

Se você está sentindo indisposto, tossindo, com dificuldades para respirar e com febre, não precisa pânico, mantenha a calma e procure a UBS mais próxima do seu bairro. O médico fará a consulta e caso tenha necessidade encaminhará para o hospital referência da sua região.

Onde conseguir mais informações?

Tanto o governo do estado quanto a secretaria de saúde sua cidade estão informadas de acordo com a determinação da Organização Mundial de Saúde, portanto estão preparadas para lhe passarem as orientações necessárias. Ligue para a secretaria de saúde do seu município ou para o Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI), no telefone (86) 3216-3606.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias