Auto Escape J Wilson
Lustosa Tur
Lojão do ciclista
Mercadinho Frigoleme
Política

Deputado do Piauí quer barrar plebiscito para acabar municípios

Segundo ele, se os locais que correm risco de deixar de ser cidades fossem povoados não teriam 10% da estrutura que tem hoje

12/02/2020 13h04
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Redação Oeiras em Foco
1.069
(Foto:Reprodução)
(Foto:Reprodução)

As eleições municipais de 2024 podem ter um componente mais importante que o próprio pleito. É que o relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que versa sobre a extinção de municípios quer alterar o texto enviado pelo Governo Federal. O Senador Márcio Bittar (MDB-AC) quer que os próprios moradores decidam, em plebiscito, sobre a extinção de 1.272 municípios.

O deputado federal Júlio César Lima (PSD-PI) rechaçou a proposta e disse que nenhum município iria optar pela sua própria extinção. O parlamentar afirmou ainda que as cidades criadas evoluíram e não faz sentido agora regredirem. Segundo ele, se os locais que correm risco de deixar de ser cidades fossem povoados não teriam 10% da estrutura que tem hoje.

“É uma proposta natimorta. Na área de jurisdição desses municípios qualquer cidadão vai votar contra a ideia. O projeto original do Governo não prevê plebiscito, apenas que o município tenha menos de cinco mil habitantes, tenha pelo menos 10% de arrecadação própria e capacidade de gestão. Esses pequenos municípios representam mais de 4 milhões de habitantes. Vou trabalhar contra essa proposta do Presidente e que seja inibida daqui para frente a criação de municípios com essa população”, declarou.

Já o Senador espera concluir seu parecer até o final deste mês acrescentando, além do plebiscito, a desvinculação da despesa dos recursos da saúde e educação. Outro ponto importante a ser incluído no relatório do Pacto Federativo é a cláusula de desempenho, com metas para execução de políticas públicas nos municípios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias