Lustosa Tur
Mercadinho Frigoleme
Lojão do ciclista
Auto Escape J Wilson
Concurso

IBGE fará concurso com 3 mil vagas no Piauí

Será realizada a contratação de 3 mil servidores temporários para a coleta de dados.

29/01/2020 19h04
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Meio Norte
1.305
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Está chegando o censo 2020, a maior pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge).  O estudo é realizado há cada 10 anos e leva em conta padrões internacionais que configuram a credibilidade dos números levantados. Para isso, somente no Estado do Piauí, será realizada a contratação de 3 mil servidores temporários para a coleta de dados.

Os preparativos para a coleta de dados está avançada por aqui. É o que explica Leonardo Santana Passos, chefe da Unidade Estadual do Ibge no Piauí. “Temos esse planejamento desde 2016, então estamos na reta final. A partir de fevereiro vamos divulgar o edital de contratação de pessoas para trabalhar no censo”, revela.

As 3 mil vagas incluem recenseadores e supervisores do censo. “É um número expressivo pois há toda uma logística para o trabalho. As inscrições devem acontecer em março, prova em maio e contratação logo em seguida, em junho. Serão contratos temporários”, acrescenta. 

Piauí tem mais de 900 mil domicílios

Os aprovados no concurso vão visitar mais de 900 mil domicílios no Piauí. “O censo tem essa particularidade: visitamos todo mundo! No Brasil são mais de 71 milhões. É uma operação complexa realizada de agosto a outubro, são três meses de coleta. As primeiras divulgações ocorrem em dezembro deste ano, que é a quantidade populacional por município. Mas teremos um calendário de divulgações”, ressalta Leonardo Santana Passos.

São mais de 50 estudos desenvolvidos pelo Ibge. “O censo é realizado há cada 10 anos, a partir de uma padronização internacional. Num período entre censos temos várias pesquisas que acompanham a sociedade através de amostras. No Ibge falamos de saúde, economia, maternidade, safra agrícola, serviços. Nossa missão institucional é retratar o Estado”, finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias