Auto Escape J Wilson
Campanha imprensa 2
Mercadinho Frigoleme
Lojão do ciclista
Lustosa Tur
Capacitação

Semar capacita agentes de Oeiras e mais 4 cidades para a utilização do Sinaflor

A capacitação feita em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

15/01/2020 17h34
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Redação Oeiras em Foco
(Foto: Ascom SEMAR)
(Foto: Ascom SEMAR)

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semar) realiza a partir desta segunda-feira (13), uma capacitação voltada a utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A ação acontece no Centro de Educação Ambiental da Semar (CEA), em Teresina, e tem como público os agentes públicos e técnicos das secretarias municipais de meio ambiente do interior do Piauí.

A capacitação feita em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está sendo coordenada pelo gerente de Florestas da Semar, Francisco Mascarenhas, e pelo servidor do Ibama, Isaque de Moura. Agentes públicos das prefeituras de Jacobina do Piauí, Oeiras, Ribeiro Gonçalves, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Teresina participam do treinamento.

A secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, ao realizar a abertura dos trabalhos, destacou a importância desse tipo de curso para o controle de atividades e empreendimentos de base florestal. “O Sinaflor é um programa do Ibama que é alimentado pelos órgãos estaduais. Ele é utilizado para emissão de autorização de supressão vegetal, autorização para exploração de madeira e de outros produtos. É uma forma mais transparente e ágil de se trabalhar com atividades florestais, é um passo a frente na gestão ambiental”, declarou.

Isaque de Moura, servidor do Ibama enfatiza que o sistema além de simplificar as ações, traz também dinamismo, visto que as informações estão todas à serviço do usuário. “O Sinaflor tem por finalidade trazer a integração com os estados e facilitar também tanto para o usuário quanto para os servidores”, explica.

A técnica de meio ambiente de Jacobina do Piauí, Roberta Kelly, acrescenta que o sistema contribuirá com a atuação das secretarias municipais de meio ambiente no interior do estado. “Nosso município já é habilitado há emitir algumas licenças ambiental, e o uso do Sinaflor vai permitir que a gente consiga monitorar mais de perto os empreendimentos que fazem a supressão vegetal”, destaca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias