Auto Escape J Wilson
Lojão do ciclista
Mercadinho Frigoleme
Lustosa Tur
Chaves Bebidas
Operação

Facções dão ordens de matar de dentro dos presídios no Piauí

Secretaria Estadual de Segurança Pública admitiu que as facções criminosas Bonde dos 40 e Primeiro Comando da Capital (PCC) estão agindo no estado.

14/01/2020 15h03
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Cidade Verde
(Foto: Cidade Verde)
(Foto: Cidade Verde)

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (14) a Secretaria Estadual de Segurança Pública admitiu que as facções criminosas Bonde dos 40 e Primeiro Comando da Capital (PCC) estão agindo no estado.

Até às 11h de hoje, 21 pessoas haviam sido presas na operação "Codinomes", deflagrada para combater as ações das organizações criminosas em Teresina. Segundo a Policia, todos são ligados à facções. Dos 26 mandados de prisão, 12 foram cumpridos na Casa de Custódia de Teresina. 

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, explica que entre os presos há "faccionados" que davam ordens de crimes direto do sistema prisional. As principais ordens era de homicídios e roubos. Pelo menos quatro assassinatos teriam sido praticados pelos que foram presos na operação. 

"O objetivo é evitarmos o controle, o domínio dessas facções na nossa capital. Percebemos que estavam acontecendo conflitos entre os membros dessas facções na cidade. Desses homicídios que aconteceram as vítimas eram rivais, membros da facções que tinham disputas internas", disse o secretário Fábio Abreu.

O secretário estadual de Justiça, Carlos Edilson, conta que os membros das facções que estavam no sistema prisional mantinham contato com membros externos através de conferências em ligações telefônicas. Os grupo agia há mais de um ano. A Sejus  informou que hoje ações como a implantação de telas e buscas constantes na Casa de Custódia "zerou a comunicação por celulares".

Rota áerea

O promotor de Justiça, José William, afirmou que o PCC e o Bonde dos 40 usam o Piauí como uma "estrada" para o tráfico e também utilizam o estado como rota aérea, principalmente a facção Primeiro Comando da Capital.

"É um sistema que se retroalimenta e o Piauí tem oferecido muitos soldados para essas facções", ressalta o representante do Ministério Público Estadual. 

Entre os presos há sete que seriam considerados os "cabeças" das facções em Teresina. Por conta da periculosidade, o MP solicitou à justiça que eles fiquem isolados no sistema prisional sem contato físico.

"É  a primeira vez no Piauí que o Ministério Público requisita à Justiça que presos fiquem em regime disciplinar diferenciado (RDD)", afirma o promotor. A Polícia quer impedir que haja novos "batismos" e evitar o recrutamento de mais membros para as facções no Piauí.

O secretário Fábio Abreu conta que o Bonde dos 40 entrou em Teresina por conta da proximidade da capital com a cidade maranhense de Timon. Já o PCC teria mais ação na zona Sul, principalmente na região do bairro Angelim.

O diretor de Inteligência da Polícia Civil, Carlos César Camelo, adianta que a operação não chegou ao fim e que as ações serão contínuas.  A Polícia também cumpriu mandados de prisão em São Paulo e Brasília. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Oeiras - PI
Atualizado às 10h55
30°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 24°
34°

Sensação

1 km/h

Vento

69%

Umidade

Fonte: Climatempo
Virtex
Chamada Oeiras em Foco
Virtex Lado
Sttr
Municípios
Marcos Stylus
Últimas notícias
Cremosinho Jennival
JS Consultoria
Cantinho do Rony
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias