Sexta, 18 de Setembro de 2020 07:39
89 988029890
Oeiras Oeiras

Em audiência pública, Oeiras apresenta novo currículo da Rede Municipal de Educação

A audiência pública contou com a participação da professora Pilar Lacerda, especialista em gestão de sistemas educacionais.

12/12/2019 12h49
Por: Pablo Carvalho Fonte: Ascom
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Oeiras, mais uma vez, saiu na frente da maioria dos municípios do país. Na noite desta terça-feira, 10, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) apresentou, em audiência pública, o novo currículo da Rede Municipal de Ensino. A cidade é a segunda do Piauí a atualizar seu currículo à luz da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - a primeira foi a capital, Teresina.

O evento aconteceu no auditório do Centro Diocesano Dom Expedito Lopes e contou com a participação de professores, coordenadores, gestores, alunos e pais de alunos das escolas municipais e de representantes de diversos segmentos da sociedade. A secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, comenta que o momento é um marco para a consolidação da qualidade da educação da Rede Municipal de Oeiras.

"Estamos neste momento entregando o currículo para o Conselho Municipal de Educação, que vai apreciar e se deleitar naquilo que foi escrito durante dois anos. É a primeira vez que Oeiras está entregando um currículo para a sociedade, por isso, é um momento ímpar. Somos a cidade mais antiga do Piauí e a décima mais antiga do Brasil e, hoje, estamos escrevendo uma nova história para a Velha Capital. E isso é mérito para todos nós, que fazemos a educação de Oeiras. Esse é o passo mais largo que a educação de Oeiras dá", argumenta a secretária.

O documento contempla aspectos exclusivos da realidade e do contexto de Oeiras e foi construído de forma coletiva, com grupos de trabalhos organizados por áreas do conhecimento, reunindo o conjunto de habilidades e competências essenciais para garantir o direito de aprender de todos os alunos do município ao longo da Educação Básica.

"Quando nós assumimos a gestão, nós não tínhamos Plano Municipal, hoje nós temos. Não tínhamos Conselho Municipal, hoje nós temos. Não tínhamos currículo, hoje temos. Não tínhamos lei do Meio Ambiente, não tínhamos medalhas, não tínhamos índice e hoje temos um dos melhores índices do Brasil. Agora é avançar cada vez mais, a passos largos, e o currículo vai balizar, ainda mais, a nossas ações. Até porque o nosso currículo vai servir de referência para o projeto político-pedagógico das escolas", acrescenta Tiana Tapety.

A audiência pública também contou com a participação da professora Pilar Lacerda, especialista em gestão de sistemas educacionais, que veio a Oeiras falar sobre a importância da construção do currículo. "É muito importante que as escolas tenham um norte, que elas saibam o que vão fazer e o currículo define muito do que se espera da educação do município. É importante que Oeiras tenha feito o seu currículo e o mais importante é que esta solenidade mostra o envolvimento de secretários, de diferentes áreas e do próprio prefeito. Isso é transformador", pontua a especialista, reforçando o engajamento do município de Oeiras na promoção da educação integral.

O prefeito José Raimundo reafirma o compromisso da gestão municipal na implantação e realização de políticas públicas que garantam a equidade e a qualidade da educação na Rede Municipal de Oeiras. "Tudo que preconiza o currículo a gestão já faz, através de toda a estrutura humana da Secretaria Municipal de Educação. Quero agradecer a todos que se dedicam à tarefa de fazer a Educação de Oeiras acontecer", assinala Zé Raimundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias