Data Picos
Drogaria Horizonte
Malu Pneus
Rondnelly Camarço
Chaves Bebidas
Auto Escape J Wilson
Lojão do ciclista
Mercadinho Frigoleme
Lustosa Tur
Água de qualidade

Laboratório do SAAE garante qualidade da água tratada à população de Oeiras

As análises são feitas mensalmente em 24 poços mantidos pela autarquia em todas as áreas da cidade

08/11/2019 09h25Atualizado há 2 semanas
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Ascom
(Foto: Ascom PMO)
(Foto: Ascom PMO)

A farmacêutica Débora Rêgo, responsável pelo laboratório do SAAE, explica que as análises são feitas mensalmente em 24 poços mantidos pela autarquia em todas as áreas da cidade, sempre observando a promoção da saúde da população. “O não tratamento da água pode provocar surtos de infecção bacteriana, causando problemas endêmicos e epidêmicos, onde toda a população corre o risco de apresentar náuseas, diarreia, febre e outras doenças. Sem falar em outros malefícios, outras doenças como, por exemplo, a sobrecarga dos rins. Fazemos o controle do sal existente na água, verificando se a água está muito salgada ou aprovada para o consumo humano”, argumenta.

As análises atestam a ausência de microrganismos que podem transmitir doenças através do consumo da água.  “Com o tratamento da água, que realizamos com o cloro, extinguimos essa quantidade de bactérias que podem provocar certas doenças na população, diminuindo a frequência de sobrecarga nos hospitais e ajudando na questão do consumo. Nossa água é de uma qualidade excelente, pelo fato de ser de poços artesianos, então ela já recebe uma filtração adequada, por conta dos lençóis freáticos. É uma água mais segura para o consumo”, acrescenta a responsável pelo laboratório.

Além da análise da água do município de Oeiras, o laboratório do SAAE já realizou serviços para prefeituras de outras cidades piauienses, como Baixa Grande do Ribeira, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí. Instituições federais como o IFPI e donos de propriedades rurais da cidade de Dom Expedito Lopes também já utilizaram os serviços do laboratório.

Débora Rêgo adianta que, ainda este ano, o laboratório ganhará novos equipamentos, que permitirão a análise de outros componentes da água – sólidos dissolvidos totais, oxigênio dissolvido, fósforo e nitrogênio. Os novos aparelhos irão contribuir ainda mais para a qualidade da água distribuída em Oeiras, garantindo que ela passe por processos mais rigorosos, buscando atender os padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e assegurando mais saúde e qualidade de vida à população oeirense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias