Data Picos
Auto Escape J Wilson
Lojão do ciclista
Drogaria Horizonte
Rondnelly Camarço
Malu Pneus
Chaves Bebidas
Santos Auto Escola
Lustosa Tur
Mercadinho Frigoleme
Sustento

Energia Solar impulsiona produção de milho e melancia na zona rural de Oeiras

O kit de irrigação por sistema de gotejamento foi doado pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA).

30/08/2019 13h11
Por: Pablo Carvalho
Fonte: Ascom
(Foto: Ascom/PMO)
(Foto: Ascom/PMO)

O uso de fontes renováveis de energia está fazendo a diferença na vida dos agricultores e impulsionando a produção rural na comunidade Morro do Claro, região do Morro Redondo, na zona rural de Oeiras. Os produtores rurais Valderi e Adriano comemoram a produção de milho e melancia, com a utilização de kit de irrigação abastecido através de placas de energia solar.

O kit de irrigação por sistema de gotejamento foi doado pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA). Já as placas de energia solar foram doadas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

“Esta unidade produtiva recebe assessoria do técnico em agropecuária Djair Marques, comprovando assim, que o acompanhamento profissional faz a diferença, gerando produtos de melhor qualidade”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza.

Manejo de solo e da água na agricultura familiar

Seguindo o projeto de incentivo à agricultura familiar, a SEMA promoveu, na última terça-feira, 27, uma palestra relacionada ao manejo do solo e da água, no povoado Buriti do Rei. A palestra foi ministrada pela professora do IFPI, Yoná Serpa, e teve como público-alvo produtores rurais da comunidade e alunos do instituto.

“Na oportunidade visitamos propriedade do senhor Matias Morais de Sá, que inclusive irriga com sistema de bombeamento por energia solar e fizemos a degustação de produtos oriundos desta unidade produtiva. Essa foi mais uma ação da Secretaria de Agricultura em parceria com IFPI, visando a difusão de tecnologias aos agricultores familiares do nosso município”, conclui Juvenal Souza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias